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A equipe britânica que trabalha para bater o próprio recorde de velocidade em terra com um carro que ultrapassará os 1.610 km por hora anunciou que o projeto do veículo foi finalizado.
O novo desenho implica em uma reconfiguração dos dois motores do projeto atual, com um motor de um avião Eurofighter posicionado acima de um foguete híbrido.
O carro, conhecido como Bloodhound, vai ser construído na cidade de Bristol, no sudoeste da Inglaterra - veja mais detalhes do projeto em A ciência por trás do carro mais veloz de todos os tempos.
Pista dura para rodas de metal
A equipe espera iniciar testes com o carro na região conhecida como Hakskeen Pan, na província Northern Cape, na África do Sul, em 2011. O local, o leito de um lago que secou, tem a superfície ideal para os objetivos da equipe, segundo o piloto do Bloodhound, Andy Green.
"(O terreno) é duro o suficiente para suportar um carro de seis toneladas sobre rodas de metal, mas macio o suficiente para permitir que as rodas afundem talvez 10 mm", disse Green à BBC.
"Isso permite a estabilidade, ou resposta, de que precisamos, mas também me dá a aderência lateral que me permite pilotar o carro em velocidades lentas e médias", o piloto explicou.
"Em velocidades altas, isso não é importante, porque as partes da roda que se projetam para fora a partir do piso do carro funcionam como um leme eficiente."
Inspiração para crianças
Andy Green, que é piloto da força aérea britânica, detém o atual recorde mundial de velocidade em terra, conquistado em 1997 pilotando o Thrust SSC, um carro a jato que alcançou 1.228 km por hora.
Acompanhado pela equipe que o ajudou a estabelecer o recorde atual, ele está retornando agora para tentar superar sua própria marca, em um projeto com um pesado suporte de tecnologia e de engenharia.
O grupo disse esperar que a luta para ultrapassar a marca dos 1.610 km por hora sirva como inspiração para crianças que sonham seguir carreira em ciência e tecnologia.
Turbina e foguete auxiliar
O projeto do novo provável carro mais rápido do mundo foi anunciado em outubro de 2008. Desde então, a equipe vem trabalhando para finalizar o desenho do carro.
O plano original era posicionar um foguete pequeno, de 200 kg, sobre uma turbina do avião Eurofighter Typhoon EJ200, de uma tonelada, emprestado à equipe pelo Ministério da Defesa britânico.
Mas, à medida que a equipe trabalhava no modelo, ficou claro que o carro precisaria de uma propulsão maior: um foguete de 400 kg. A mudança, por sua vez, introduziu instabilidades que só poderiam ser resolvidas com uma inversão nas posições dos dois motores.
"Invertemos a arquitetura do foguete e do motor a jato", disse John Piper, o projetista-chefe da equipe. O poder de propulsão do carro será equivalente ao de 180 carros de Fórmula 1 juntos.
Com o projeto finalizado, agora o carro pode ser construído.
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