quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conferência

Reduzir o desmatamento da Amazônia

O ministro confirmou a meta de reduzir o desmatamento da Amazônia em 80% até 2020, anunciada ontem (13) por Lula no programa de rádio Café com o Presidente. O compromisso é uma adaptação do que estava previsto no Plano Nacional de Mudança Climática, que previa redução de 70% até 2017. "Antes era uma meta interna e voluntária, agora vai ser um compromisso internacional e obrigatório", afirmou Minc.

O desmatamento é a principal fonte brasileira de emissões de gases de efeito estufa. Com a queda, o país deixaria de emitir cerca de 5 bilhões de toneladas de gás carbônico. No entanto, para alcançar esses níveis de redução, será necessário dinheiro internacional, o que pode inviabilizar o compromisso, uma vez que atualmente os mecanismos de financiamento estão entre os grandes entraves da negociação climática global.

Convergências

Minc afirmou que a reunião teve mais convergências do que oposições entre as propostas. "As abordagens foram diferentes, mas não foram apresentados números divergentes". Na avaliação de Luiz Pinguelli Rosa, que representou a sociedade civil na reunião, "não será fácil a tarefa" de conciliar as posições. "A posição do fórum é cobrar ações mais fortes do governo em Copenhague."

Se os ministérios conseguirem chegar a um consenso sobre a posição a ser defendida pelo Brasil, uma novo encontro com o presidente Lula deve ser realizado no dia 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário