segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rally dos Sertões

   
  Poeira, lama, calor de derreter os miolos ou frio úmido, nas madrugadas, estradas de asfalto e terra, picadas na mata, desfiladeiros e planícies. Atravessar grandes cidades e pequenos vilarejos, em contato com povos hospitaleiros e de uma simplicidade emocionante. Tudo isso faz parte do Rally dos Sertões.
  Além de brava competição, o evento é também uma grande lição. Competidores de todas as partes do mundo se deparam com uma realidade desconhecida e com paisagens jamais vistas. Quanto maior a dificuldade, maior o prazer em vencê-la. Assim são os competidores e o povo sertanejo.





   O contraste entre o cenário e os personagens é grande. Basta imaginar a passagem de máquinas possantes, velozes e de alta tecnologia envolvida, por caminhos onde, muitas vezes, nem sequer ainda trafegam carros de boi.




   Realidades que se misturam de um jeito muito forte e marcante. Os corredores, cobertos de poeira e cheios de garra, emocionam-se com a corrida em si, mas também com a acolhida que recebem. E aprendem muito a respeito do sertanejo que, como dizia o escritor Euclides da Cunha, “é, antes de tudo, um forte”.



   Assim se traduz o Rally dos Sertões: Emoção, velocidade, adrenalina, superação, lição de vida, cidadania e 17 anos de história, completados em 2009.







Helicóptero a pedal consegue sair do chão

Helicóptero a pedal consegue sair do chão
Judy Wexler, uma estudante de biologia de 24 anos de idade, pedalou furiosamente o Gamera. [Imagem: UMD/Gamera Team]

   Judy Wexler, uma estudante de biologia de 24anos de idade, pedalou furiosamente o Gamera - o nome do helicóptero a pedal - até que ele levantasse ligeiramente do chão. O feito representa um recorde para um voo de um helicóptero a pedal acionado por uma mulher. Os números, contudo, parecem decepcionar: na primeira tentativa, o Gamera manteve uma altitude entre 7,5 e 12,5 centímetros por 4 segundos. A seguir, foi obtida uma marca de 20 centímetros, durante 20 segundos. Os estudantes alegam que uma tentativa não-oficial, sem observadores da NAA (National Aeronautical Assocation), teria alcançado 70 centímetros por 24 segundos.

Helicóptero a pedal consegue sair do chão
O helicóptero Gamera tem quatro rotores de 13 metros de largura, um em cada um dos seus quatro braços de 18 metros de extensão. [Imagem: UMD/Gamera Team]
Helicóptero a pedal
    O helicóptero Gamera tem quatro rotores de 13 metros de largura, um em cada um dos seus quatro braços de 18 metros de extensão. A aeronave inteira pesa menos de 100 quilogramas, incluindo a piloto. Os materiais usados em sua construção incluem madeira balsa, espuma, mylar e fibra de carbono. O helicóptero a pedal aproveita um efeito chamado efeito solo, um aumento na sustentação obtida quando uma aeronave voa muito próximo ao chão. O Gamera leva a ideia ao máximo, mantendo quase a totalidade dos rotores junto ao chão.
O impulso é gerado por dois pedais, um acionado pelos pés e outro pelas mãos.
Prêmio Sikorsky
O objetivo do projeto é participar do Sikorsky Prize, que oferece US$250.000,00 para a primeira equipe que construir um helicóptero acionado unicamente pela força humana
Para vencer o desafio, o helicóptero deverá ser capaz de voar por 1 minuto e atingir uma altitude momentânea de 3 metros, sem que seu centro saia de um perímetro de 10 metros quadrados.