quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Adote a Reserva Natural Serra das Almas

A Campanha Adote a Reserva Natural Serra das Almas completou 6 anos e já conseguiu, com a ajuda de empresas e outros parceiros, preservar anualmente 6.146 hectares de biodiversidade da Caatinga nesta reserva, que hoje é referência em conservação ambiental, sendo reconhecida pela UNESCO. Clique aqui e veja quais empresas adotaram a reserva.
A nossa Caatinga, esse ecossistema único e característico do nordeste brasileiro, está sofrendo intenso processo de desmatamento, especialmente em nosso estado. O Ceará é campeão em desmatamento da Caatinga no nordeste como aponta estudo realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e apresentado pela mídia em março de 2010.
No cenário atual, precisamos nos unir para proteger as riquezas naturais do Ceará. Convidamos você a participar dessa campanha de proteção da nossa caatinga, através da adoção de parte da Reserva Natural Serra das Almas por um ano. A sua contribuição ajudará diretamente na manutenção das trilhas, infra-estrutura de visitação, fiscalização, prevenção de incêndios florestais e nos programas de ecodesenvolvimento realizados com as comunidades do entorno.
Você pode participar nas seguintes modalidades:
Pessoas físicas podem adotar um ou mais hectares da Reserva pelo valor de R$ 50,00 cada hectare, recebendo um certificado de adoção, materiais informativos da Reserva e relatórios de atividades.
Pessoas jurídicas podem adotar hectares da Reserva escolhendo entre as modalidades abaixo:
Modalidades para Pessoas Jurídicas
Jandaíra
Modalidade Jandaíra
R$ 250,00 (adoção de 5 hectares)
A empresa recebe:
Um certificado de protetor da natureza
Direito de uso da logomarca da Campanha por 1 ano (para ser disponibilizada no site e nos materiais de divulgação da empresa)
Corrupião
Modalidade Corrupião
R$ 500,00 (adoção de 10 hectares)
A empresa recebe:
Um certificado de protetor da natureza
Direito de uso da logomarca da Campanha por 1 ano (para ser disponibilizada no site e nos materiais de divulgação da empresa) 2 livros Aves da Caatinga com CD Room dos cantos das aves.
Iguana
Modalidade Iguana
R$ 1.000,00 (adoção de 20 hectares)
A empresa recebe:
Um certificado de protetor da natureza
Direito de uso da logomarca da Associação Caatinga por 1 ano (para ser disponibilizada no site e nos materiais de divulgação da empresa)
Uma palestra sobre meio ambiente (tema de interesse da empresa) direcionada aos seus funcionários 3 livros Aves da Caatinga com CD Room dos cantos das aves
Onça-Parda
Modalidade Onça-parda
R$ 5.000,00 (adoção de 100 hectares)
A empresa recebe:
Um certificado de protetor da natureza
Direito de uso da logomarca da Associação Caatinga por 1 ano (para ser disponibilizada no site e nos materiais de divulgação da empresa)
Uma palestra sobre meio ambiente (tema de interesse da empresa) direcionada aos seus funcionários. Auxílio da Associação Caatinga para a concepção de um programa de educação ambiental para os funcionários ou comunidade do entorno da empresa 5 livros Aves da Caatinga com CD Room dos cantos das aves
Para aderir à campanha escolha uma categoria (Pessoa Física ou Jurídica) e uma modalidade, no caso de Pessoa Jurídica, e deposite o valor na:
Agência 3515-7, Conta Corrente 5343-0
Banco do Brasil
Associação Caatinga (CNPJ 02.885.544/0001-03)
Envie o comprovante por fax (85) 3241-0759 ou e-mail caatinga@acaatinga.org.br com os dados pessoais ou da empresa para que a instituição entre em contato.
Fone/fax: (85) 3241-0759
E-mail: caatinga@acaatinga.org.br

domingo, 2 de janeiro de 2011

Super-helicópteros decolam rumo aos 500 km/h



Helicópteros com superpoderes

  Uma empresa norte-americana e uma europeia começaram a testar os protótipos dos seus helicópteros superpoderosos, máquinas capazes de atingir até 500 km/h e que prometem dobrar a velocidade das máquinas atuais nos próximos cinco anos. E por que tanta pressa? É que os helicópteros são imbatíveis em suas capacidades de manobra e de chegar a qualquer lugar. Mas, quando se trata de chegar rapidamente ao local de um acidente ou de levar um ferido já resgatado para um hospital, os helicópteros são sonolentamente lentos.

Subsônico e supersônico

  O limite de velocidade dos helicópteros deve-se a uma combinação dos limites aerodinâmicos com a necessidade de um consumo razoável de combustível, o que limita os modelos atuais a velocidades de até 300 km/h. Ou seja, envenenar um helicóptero não é uma mera questão de adicionar HPs ao motor e aumentar o tanque de combustível. As pás do rotor superior, que dão sustentação e impulso à frente, têm limites de rotação bem definidos. 
  Se o rotor gira a uma velocidade logo abaixo da velocidade do som - o rotor, não o helicóptero - quando a pá começa um giro na traseira do helicóptero em direção à frente, sua velocidade é equivalente à soma da velocidade do rotor e da velocidade do helicóptero, o que faz com que ela atinja uma velocidade supersônica. Enquanto isso, a pá que está no movimento oposto, saindo da frente do helicóptero e indo na direção da traseira, permanece em velocidade subsônica. O problema é que as forças aerodinâmicas são diferentes em velocidades subsônicas e supersônicas. Se os dois regimes forem atingidos simultaneamente, gera-se uma instabilidade e uma perigosa perda de sustentação.
Super-helicópteros decolam rumo aos 500 km/h
Para virar em baixas velocidades, até 110 km/h, o X2 usa a tradicional inclinação das pás. Acima disso, ele usa um leme, como um avião
 
Helicópteros do futuro

  Ou seja, para empurrar um helicóptero mais rapidamente é necessário fornecer empuxo por outros meios.
Nos anos 1970, a Sikorsky e a NASA construíram um protótipo, chamado XH59A, que tinha duas turbinas, que eram acionadas quando o helicóptero atingia uma determinada velocidade.
Embora o protótipo tenha alcançado velocidades de até 400 km/h, a transição do rotor para a turbina se mostrou problemática demais.
  O XH59A vibrava muito, consumia combustível demais e ainda precisava de dois pilotos para fazê-lo voar.
Agora, passados 40 anos, os computadores e controles de vibração mais modernos estão reavivando a ideia. A Sikorsky começou a fazer os primeiros testes de voo com o seu modelo X2. Do outro lado do Atlântico, a Eurocopter está avaliando o seu X3 - uma jogada de marketing em torno dos nomes maior do que parece: o nome do modelo europeu não é "xis três", é "xis ao cubo".
Os controles eletrônicos permitem que um único piloto dê conta do recado. E, em vez das beberronas turbinas, o impulso adicional é dado por hélices.

Sikorsky X2

  O maior desafio foi se livrar do rotor de cauda, necessário para ajudar o helicóptero a virar e evitar que ele gire em círculos. Mas o eixo traseiro se tornou necessário para virar o propulsor traseiro e dar dirigibilidade à aeronave. A Sikorsky resolveu o problema adicionando dois conjuntos de pás ao rotor superior, girando em sentidos opostos - o equilíbrio do torque entre as duas pás impede que o helicóptero gire sobre o próprio eixo. Para virar em baixas velocidades, até 110 km/h, o X2 usa a tradicional inclinação das pás. Acima disso, ele usa um leme, o que tecnicamente o coloca perto de um avião, embora a sustentação ainda seja gerada pelo rotor. Super-helicópteros decolam rumo aos 500 km/h
O X2 já está voando para valer, rumo à meta de alcançar 500 km/h. [Imagem: Eurocopter]

Eurocopter X3

  O X3 da Eurocopter se parece ainda mais com um avião, já que tem asas, onde são fixados dois propulsores. Em altas velocidades, essas asas contribuem com até 40% da sustentação, o que alivia o trabalho do rotor. Como o X2, ele não tem rotor de cauda. A estabilidade e a capacidade de virar são obtidas com um ajuste preciso da aceleração dos dois motores. Tudo é feito eletronicamente, de forma que o único piloto faz seu trabalho exatamente como em um helicóptero normal.    O X3 mal começar a sair do ninho: ele bateu as asas por meros 35 minutos até agora. Isto é normal no desenvolvimento desses protótipos, quando as várias etapas do teste são realizadas em pequenos incrementos - a cada passo, pára tudo, os dados são cuidadosamente avaliados, e só então é dado o passo seguinte.
  O X2 já está voando para valer, rumo à meta de alcançar 500 km/h. Em Setembro ele quebrou "não oficialmente" o recorde de velocidade para helicópteros, alcançando 463 km/h. O recorde que ainda vale, obtido em 1986, é de exatos 400 km/h. 
  O que ainda não está claro é se estas novas aeronaves, com asas e vários motores, continuarão sendo enquadradas na categoria dos helicópteros.

Suíça abre maior túnel do mundo

Trem subterrâneo
  Depois de 14 anos de construção e cerca de US$ 10 bilhões em investimentos, as duas pontas do maior túnel do mundo, sob os Alpes suíços, se encontraram nesta sexta-feira. Todos os dias, 3 mil veículos pesados atravessam os Alpes. Os suíços querem que esse tráfego seja subterrâneo e sobre trilhos.
  Para isso, abriram o túnel, batizado de Gotthard Base, de 57 km de extensão. Totalmente plano, ele vai permitir que os trens atinjam velocidades de até 240 km/h.

Pirâmides
  
  Até hoje, o material retirado das escavações para a construção do maior túnel do mundo poderia construir cinco pirâmides do Egito.
  O tempo de viagem entre Zurique e Milão deverá cair das atuais quatro horas para duas horas e meia.
  Oito homens morreram na construção que quase foi abandonada diante de uma perigosa instabilidade nas rochas.
  Os primeiros trens só devem atravessar a construção em 2017.