sexta-feira, 17 de junho de 2011

Descubra como uma lata de spray é fabricada



Birth of a Spraycan from Montana Cans on Vimeo.

A fabricante alemã de latas de spray Montana Cans produziu um vídeo no qual é mostrado todo o processo necessário para criar o produto. A produção mostra desde os primeiros passos, incluindo a criação da fórmula utilizada até as latas finalizadas saindo da fábrica e prontas para serem consumidas.
O que mais impressiona nos vídeos são os detalhes, que incluem as máquinas responsáveis por despejar a tinta nas latas e por colocar os lacres de proteção. O processo é realizado dispensando totalmente a interferência humana, que só é requisitada na hora de ajustar os equipamentos utilizados.
Ao final do vídeo, um artista usa várias das latas produzidas para criar a imagem de um construtor em um momento de folga. O vídeo termina com uma mensagem da companhia afirmando que ela não se preocupa em ser a mais inovadora ou dispor de mais patentes, tendo como único foco a produção de tintas de qualidade.

AUSTRÍACO BATE RECORDE DE VELOCIDADE EM MOUNTAIN BIKE


Um novo recorde não-oficial de velocidade em uma mountain bike de série foi estabelecido pelo austríaco Markus Stöckl na descida de um vulcão na Nicarágua. O ciclista atingiu 164,95 km/h e derrubou a marca do francês Eric Barone que já durava nove anos. O antigo recordista acompanhou a o feito bem de perto, como organizador da façanha.
Nove anos atrás, Eric Barone da França bateu o recorde mundial de velocidade em mountain bikes de série, assim como o de bicicletas protótipo com diversas descidas no vulcão Cerro Negro, na Nicarágua. Porém, um acidente durante a frenagem logo após o acidente interrompeu sua carreira.

No início de 2011, o francês de 50 anos voltou à cena de seu grande triunfo e também do marcante acidente. Mas desta vez Barone, que ainda carrega seqüelas do acidente, não voltou como atleta, mas como o organizador da nova tentativa de recorde por Markus Stöckl, que chegou à Nicarágua como recordista mundial na neve. O austríaco é chamado de "Hércules" na comunidade de mountain bike devido aos seus 1,90 metro de altura e 103 kg de peso. Em seu recorde sobre a neve chegou a 210,4 km/h no Chile, em 2007.

Da borda da cratera até a basea do ainda ativo Cerro Negro, foram 550 metros de declive sobre cascalho. "A superfície é como andar sobre ondulações de areia em uma praia com 45 graus de inclinação. Só quando você atinge altas velocidades passa a ser possível correr com certa estabilidade", disse Stöckl, que quebrou o recorde em sua primeira tentativa. O austríaco foi cronometrado em 164,95 kmh - apenas 1 km/h mais rápido do que Barone, que foi o primeiro parabenizá-lo na chegada. "Andar tão rápido em condições como esta é realmente o limite", disse o antigo recordista.
Markus "Hércules" Stöckl viaja pelo mundo como organizador de eventos e lidera a "Evil MS Racing Team". O ciclista quer registrar o recorde mundial com protótipo, o que deve ser realizado em outro local.

Arquitetura verde: Jardins suspensos urbanos



Rua vertical


Seu nome é Jardins de Cristal (Crystal Gardens), uma referência direta à interessante combinação de vidro e verde.Mas os seus criadores, da CK Designworks, em Melbourne, na Austrália, afirmam ser uma rua vertical. A cada seis andares do edifício de 35 andares, que será construído lá mesmo em Melbourne, haverá jardins com dimensões suficientes para o cultivo de árvores de até 10 metros de altura.
Mas não é só isso: todo o edifício estará apresentando as últimas novidades em tecnologia verde.


Coleta de água da chuva


Embora jardins nos telhados e varandas paisagísticas não sejam exatamente uma novidade, o arquiteto Robert Caulfield diz que esta é a primeira vez que cinco jardins comuns serão construídos no mesmo edifício.
Para conseguir essa façanha, os jardins de 120 metros quadrados de área de 10 metros de altura cada um serão contidos em caixas, apoiadas em suportes estruturais para sustentar o peso do solo e das árvores.
O edifício usará ainda vidros capazes de refletir o calor e iluminação alimentada por energia solar.
Como o terreno tem apenas 360 metros quadrados, as paredes externas do prédio - mais de 8.000 metros quadrados - serão usadas para capturar a água da chuva.


"Isso é raro", diz Caulfield. Normalmente, os ventos fortes "golpeiam a chuva para fora do edifício".


Para evitar isso, serão usadas varandas triangulares e uma fachada irregular para reduzir o movimento lateral do vento, minimizando a fuga da água. O sistema de coleta de água será integrado à rede de abastecimento do edifício, sendo utilizada para a rega dos jardins e nos banheiros.


Aquecimento e refrigeração


Os sistemas de aquecimento e refrigeração também foram projetados em torno dos jardins. Os edifícios convencionais ou usam aparelhos individuais de ar-condicionado, ou longos tubos que bombeiam água quente ou fria ao longo de todo o edifício.


"Nós usamos uma versão híbrida," disse Caulfield. Um sistema de refrigeração instalado em cada jardim irá bombear a água para apenas seis andares, três acima e três abaixo. "Os tubos curtos minimizam a perda de aquecimento ou de arrefecimento", diz ele. O prédio, que abrigará lojas, escritórios e 154 apartamentos, deverá estar pronto até 2014. Caulfield contou que seu próximo projeto será a construção de fábricas verticais em Nanjing, na China.