sábado, 28 de julho de 2012

Joelho gera energia para navegar durante as caminhadas


Joelho gera energia para navegar durante as caminhadas
O anel externo possui 72 "dentes" que acionam quatro transdutores bimorph, responsáveis pela geração de energia. [Imagem: Pozzi et al./SMS

Exogerador
Você logo poderá contar comsapatos geradores de energia.
Mas, se você gosta de fazer caminhadas e não se importa em carregar um artefato extra, usar seus joelhos como geradores de energia pode ser uma opção mais potente.
Michele Pozzi coordenou uma equipe de engenheiros de três universidades do Reino Unido para criar um aparelho de colheita de energia circular que vira uma espécie de exoesqueleto ao redor do joelho - com a diferença que, em vez de auxiliar o movimento, ele aproveita o movimento para gerar eletricidade.
Transdutor bimorph
O aparelho consiste de um anel externo, que faz um movimento de vaivém ao redor de um eixo central.
O anel externo possui 72 "dentes" que acionam quatro palhetas geradoras de energia, conectadas ao eixo interno.
Quando cada dente toca uma das quatro palhetas centrais, elas vibram como se fossem cordas de um violão.
Joelho gera energia para navegar durante as caminhadas
O protótipo, aqui em testes de bancada, gera 2 mW de potência, mas poderá chegar aos 30 mW. [Imagem: Pozzi et al./SMS]
Cada palheta é um gerador piezoelétrico - um tipo de transdutor conhecido como bimorph  - que produz eletricidade enquanto durarsua vibração.
Joelho gerador
Com o movimento repetitivo de flexão dos joelhos, os transdutores bimorphvibram quase continuamente, o que permite gerar uma potência razoável para equipamentos desse tipo.
O protótipo produz cerca de 2 miliwatts (mW) de potência, mas ospesquisadores afirmam que, com algumas melhorias já idealizadas, ele poderá chegar aos 30 mW - a maioria dos nanogeradores tem potências na faixa dos microwatts.
Segundo a equipe, o joelho é um ponto de partida ideal para a geração de eletricidade pelo movimento do corpo humano devido à grande variação de ângulo, à velocidade significativa e à repetição contínua do movimento.