quinta-feira, 5 de maio de 2011

Noruega construirá laboratório marinho futurístico

Super laboratório marítimo




     Enquanto cientistas brasileiros sonham em aproveitar uma plataforma de petróleo desativada para construir um laboratório marinho, os noruegueses estão planejando algo mais high-tech.
     Lembrando a ligação histórica do país com os mares, e vislumbrando a dependência futura dos recursos oceânicos, pesquisadores e engenheiros da Noruega apresentaram a proposta inicial de um super laboratório marítimo, que tem um objetivo bem claro: transformar o país em um líder internacional em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias marinhas.




Conhecimento e tecnologia


     "Nós não sabemos ainda do que precisaremos para entender o oceano nos próximos 50 anos, mas está claro que serão necessários avanços em termos de conhecimento e de tecnologia," afirma o consórcio de institutos de pesquisa e empresas privadas que estão viabilizando Ocean Space Centre. O termo Space tem uma dupla conotação, de espaço voltado para as pesquisas oceânicas, mas também como uma referência ao avanço das tecnologias espaciais e seus prospectos futurísticos.




Tecnologia na prática


    Sintomaticamente, o laboratório marinho será financiado pelo Ministério da Indústria e Comércio, mostrando a visão prática que guia o projeto, voltado para o desenvolvimento de tecnologias e para a exploração sustentada de recursos oceânicos.
    Além de biologia marinha, meio ambiente e ciências da vida em geral, o Ocean Space Centre fará pesquisas na área de energia - geração de energia a partir das ondas e marés - mineração e pesca.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Claudio Clarindo pedala por 24 horas seguidas em desafio de ciclismo

24 horas! Esse foi o tempo em que o ciclista Cládio Clarindo pedalou no velódromo do Rio de Janeiro para bater o recorde sul-americano. Segundo ele, o primeiro objetivo era quebrar o recorde latino, de 770 km, do espanhol Julian Sanz para em seguida tentar chegar o recorde mundial que é de 903 km, do esloveno Marko Baloh. A prova teve início no sábado (30).Cláudio pedalou 699 km.