quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MOSTRA DE CINEMA TEM INICIO NA CAATINGA


O Comitê da Caatinga de Pernambuco acredita que existe uma dimensão profundamente cultural da gestão ambiental e tem repensado o relacionamento entre cultura e desenvolvimento, por isto promove a Mostra de Cinema Bela Caatinga.
O cinema com seus registros e imagens tem dado contribuição fundamental, a construção de identidades, a reflexão e enfrentamento de dificuldades, a preservação cultural e é obstáculo a globalização. O pluralismo tem o mérito de valorizar o tesouro acumulado da experiência, da sabedoria e das condutas humanas.
O projeto “BELA CAATINGA” consta de mostra itinerante em 17 municípios de Pernambuco e de formação de cineclubes. Este projeto leva a população do semi-árido, filmes que tem a Caatinga como cenário e o homem da região como personagens. A exibição de filmes e troca de idéias sobre os temas vivenciados por essas populações, coloca em evidencia, sua potencialidade cultural, ambiental e econômica, são elementos para reflexão da realidade e visa desenvolver senso critico estético e cultural, para o desenvolvimento sustentável. Esta mostra também é um espaço para realizadores nordestinos divulgarem seus filmes.
A mostra de cinema BELA CAATINGA, é uma promoção do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE com patrocínio do Banco do Nordeste, realização da ASSUVAM entidade membro do CERBCAA/PE, apoio do SESC-PE e da FUNDARPE.
Durante o período de 08 a 13 de setembro a cineasta Cléa Lúcia curadora da mostra, visitou os 17 municípios onde serão exibidos os filmes para identificar os locais de exibição em cada lugar e as pessoas que atuarão como promotores locais da mostra.

CRONOGRAMA DA MOSTRA 2009

20 a 30 de setembro
20/21-Custódia
22/23-Ibimirim
24/25-Inajá
26/27-Pedra
28/29-Buique
02 a 13 de outubro
02/03-Mirandiba
04/05-Salgueiro
06/07-São José Belmonte
08/09-Serra Talhada
10/11-Triunfo
12/13-Flores
31de outubro a 09 de novembro
31/01-São José do Egito
02/03-Tabira
04/05-Afogados da Ingazeira
06/07-Sertânia
08/09-São Caetano
10/11-Arcoverde

Gafanhoto vai para túnel de vento para inspirar microrrobôs voadores


O famoso "paradoxo do besouro," que afirma que os insetos desobedecem as leis da aerodinâmica, e que alguns deles nem mesmo poderiam voar, está definitivamente morto. Quem garante é o Dr. John Young, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, afirmando que a moderna aerodinâmica já é capaz de modelar com precisão o voo dos insetos.

Recentemente, um grupo de pesquisadores alemães criou um simulador de voo para moscas, a fim de estudar seu voo e sua visão. Pesquisadores holandeses também se inspiraram nas moscas para concluir que microrrobôs voadores serão mais eficientes se forem dotados de asas híbridas, um misto de asas que batem e asas que giram.

Gafanhoto no túnel de vento

Já o Dr. Young prefere os gafanhotos. E não é por acaso. Como seu objetivo também é guiar a construção de microrrobôs voadores mais eficientes, ele está interessado em como os gafanhotos conseguem voar distâncias tão grandes, indo de um continente a outro, mesmo dispondo de uma reserva de energia mínima.

Para estudar a eficiência do voo dos gafanhotos, Young e sua equipe construíram um túnel de vento para decodificar os segredos aerodinâmicos desse animal que não possui um desenho assim tão "aerodinamicamente correto" - pelo menos não do ponto de vista da aerodinâmica aplicada aos veículos humanos.

Usando fumaça e câmeras de vídeo de altíssima resolução, os pesquisadores filmaram o voo de inúmeros "gafanhotos-voluntários" no interior do seu túnel de vento.