quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sobrevivência


Regras e cuidados: se você se perder, fique parado, não ande à toa; sente-se para descansar e pensar; alimente-se. Sem fome e sede, todo mundo raciocina melhor; oriente-se para saber onde está, de onde e por onde veio e para onde quer ir; nunca ande à noite. Os predadores têm hábitos noturnos e você dificilmente terá alguma chance diante deles; resista à tentação de puxar um cipó. Há grandes chances de caírem galhos soltos ou pequenos animais em sua cabeça; rede, mosquiteiro, facão, lanterna, isqueiro a gás e coragem são alguns dos materiais indispensáveis; olhe por onde anda e nunca meta a mão em buracos. Monte acampamento numa clareira.
A primeira providência é procurar troncos grossos e finos para a estrutura. Para as amarrações, use cipós ou cascas de certas árvores, como enviras pretas e brancas. Palhas ou folhas de palmeiras podem ser utilizadas como cobertura; se quiser um certo conforto, saiba que as palhas sem os talos ou as folhas de sororoca podem ser usadas para fazer uma espécie de colchão, que fica sobre as varas de madeira da cama; para se livrar dos carrapatos, passe no fogo as palhas que serão utilizadas; para garantir uma amarração firme, mantenha quatro dedos de distância entre os talos das palhas de cobertura e todos os talos amarrados ao teto. Fixe bem os esteios e observe a regularidade dos paus do assoalho. Por fim, capriche no acabamento. Acredite, isso melhora o ânimo; faça uma fogueira para espantar os bichos. Se chover, procure um formigueiro, porque dentro dele sempre há folhas secas, e você poderá usá-las para fazer uma fogueira. Em caso extremo, use cera de abelha ou a sola de borracha do calçado, pois a resina é impermeável; os insetos transmissores de malária e outras doenças tropicais têm hora certa para atacar.

A partir das cinco da tarde, vá para a rede ou para o abrigo e cubra-se até as oito da noite; para evitar picadas de mosquitos, use, se possível, mosquiteiro para dormir. Repelente também é aconselhável. Se não tiver um vidro à mão, passe lama ou óleo de copaíba no rosto, pescoço e mãos; durma vestido, colocando as extremidades das calças para dentro das meias ou do calçado. Monte o abrigo longe de águas paradas. Se mesmo assim o mosquito alcançar você, resista à tentação de coçar a picada para não espalhar os germes.

DICAS PARA PEDALAR NO TRANSITO



Faça manutenção periódica em sua bike antes de sair,verifique sempre os freios.

Nunca pedale na contra mão.

Muito cuidado nas esquinas, é onde tem um indice alto de acidentes.

Sinalize sempre suas manobras.

Cuidado com valetas, bueiros e buracos.

Pedale sempre à direita, tentando manter 1 metro dos carros estacionados e cuidado com as portas se abrindo.

Seja educado um sorriso sempre ajuda principalmente moto boys.

Use equipamento de segurança, e à noite sempre roupas claras.