sábado, 9 de abril de 2011

SpaceX anuncia a construção do foguete mais potente do mundo

  A SpaceX (Space Exploration Technologies), fabricante das naves tripuladas Dragon, anunciou planos para construir o foguete mais potente do mundo.
  A empresa já testou com sucesso seus modelos Falcon 1 e Falcon 9, este último a ser utilizado para levar cargas para a Estação Espacial Internacional, em um contrato com a NASA.


Falcão Forte


  O novo foguete, chamado Falcon Heavy, será capaz de levar 53 toneladas até a órbita baixa da Terra - onde está a Estação Espacial -, mais do que qualquer outro foguete existente na atualidade.
Apenas o histórico Saturno 5, usado pela NASA para enviar astronautas à Lua, foi capaz de carregar mais peso para o espaço - 118 toneladas. O moderno Ariane 5 tem capacidade para 21 toneladas. Uma carga de 53 toneladas representa mais do que o peso total de um Boeing 737-200, lotado com bagagens e 136 passageiros. Ou seja, o Falcon Heavy será capaz de levar ao espaço o equivalente a três vezes a carga útil desse avião.
  O Falcon Heavy terá 69,2 metros de altura, 11,6 metros de largura total e pesará 1.400 toneladas quando pronto para o lançamento.
SpaceX anuncia a construção do foguete mais potente do mundo
Falcon Heavy será o primeiro foguete a ter uma interligação de combustíve
l entre os propulsores laterais e o propulsor central. [Imagem: SpaceX


Lua e Marte


  A SpaceX planeja usar o foguete para levar satélites artificiais até órbitas geoestacionárias, mas não descarta a possibilidade de planos futuros para enviar astronautas para a Lua ou outros destinos - o que 
exigiria múltiplos lançamentos do foguete para a montagem e preparação de uma nave completa no espaço. O super foguete também atenderá às exigências da NASA para voos tripulados, o que inclui um sistema triplo de aviônica e margem de segurança estrutural 40% acima do peso a ser efetivamente transportado. Mas o Congresso Norte-Americano parece querer mais: os congressistas estão propondo a criação do Super Heavy Lift Rocket Program, para a construção de um foguete super pesado, com uma capacidade de carga útil entre 70 e 130toneladas, com vistas a uma missão a Marte.


Troca de combustível


   O estágio principal do Falcon Heavy consistirá em três estágios principais do Falcon 9. Cada motor terá um escudo de proteção, que evitará que problemas em um deles se espalhe pelos demais e comprometa a segurança do foguete. A maior novidade, contudo, é que o novo foguete será o primeiro a ter uma interligação de combustível entre os propulsores laterais e o propulsor central: o combustível restante nos propulsores laterais será transferido para o tanque central antes que os dois sejam ejetados. Isto significa que, após a separação, o estágio central estará com seu tanque praticamente cheio. Segundo a empresa, o mecanismo dará ao Falcon Heavy uma potência equivalente à de um foguete de três estágios. O mecanismo de interligação de combustível só será necessário para cargas acima de 50 toneladas, podendo ser desligado quando o foguete for usado para transportar cargas menores.
  O primeiro teste com o novo foguete está previsto para acontecer no final de 2013 ou início de 2014

RED BULL DONKEY CROSS 2011

   Essa Red Bull já inventou de tudo, mas tudo mesmo, prova disso é essa competição aí, deviam mesmo fazer aqui pelo sertão, onde elas acontecem todo ano em várias cidades.
A montanha Pelion, na Grécia, foi o cenário da Red Bull Donkey Cross – a corrida de burros mais inusitada do mundo. O desafio de enduro reuniu 25 pilotos de motocross, mas apenas nove cruzaram a linha de chegada. Descubra aqui o que aconteceu durante o percurso.

Desmatamento acelera 91% em Amazonas

De agosto de 2010 até fevereiro de 2011 a Amazônia perdeu 1.255 quilômetros quadrados de floresta. Isso é muita coisa, mais ainda quando a gente compara ao mesmo período entre 2009 e 2010, quando houve redução de 7% no ritmo do desmatamento. Por conta disso, o Ministério do Meio Ambiente vai conversar com os governos estaduais para avaliar a real situação da Floresta.
Por outro lado, Pará e Mato Grosso, antigos campeões de derrubadas, conseguiram se distanciar da ponta do ranking gerado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Infelizmente, outros estados tomaram a frente. Caso de Amazonas que registrou aumento de 91% no ritmo de derrubadas. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira afirma: “Há um crescimento que permanece em estados como Rondônia, Amazonas e Maranhão, que começaram a aparecer continuamente como regiões de aumento de desmatamento”.
Acre e Tocantins também registraram aumento, mas o número de cortes reais não é grande nesses estados. A ministra informou que vai convocar os governos estaduais da região da Floresta para avaliar a situação dos estados que estão registrando o aumento do desmatamento. “Precisamos nos antecipar ao desmatamento”, afirmou a ministra.
Essa antecipação já vem tendo atenção do governo. Por conta das chuvas, a abertura de novas áreas só começava em abril ou maio, porém esse ano o processo foi antecipado, segundo a ministra. Por conta disso, o Ibama já está mudando sua estratégia de fiscalização.
A ministra Izabella ainda completou dizendo que “As ações de caráter preventivo começaram a virar ações de caráter repressivo. Percebemos que o desmatamento está acontecendo mesmo no período de chuvas. É inovador. Estamos discutindo que dinâmica é essa que está adiantando o desmatamento”.