quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Unicamp é selecionada para indicar candidatos ao Prêmio Nobel de Medicina

A Unicamp acaba de ser convidada para indicar os concorrentes ao Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2010.

O convite, inédito, foi recebido por meio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e coloca a Unicamp em pé de igualdade com instituições de ensino de renome internacional como Cambridge, Oxford, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard, que participam regularmente da indicação de nomes nas diferentes áreas do conhecimento para o prêmio.

Ciência médica

"A Unicamp ser vista como uma instituição credenciada para a indicação de candidatos ao prêmio Nobel é sinal de reconhecimento da qualidade do trabalho de nossos pesquisadores, particularmente da FCM. Isso é motivo de orgulho", comentou o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Ronaldo Pilli.

De 2004 a 2008, a FCM publicou 4.318 artigos e resumos em periódicos internacionais e mais de 5 mil em periódicos nacionais, além da publicação de livros e patentes.

Em 2009, a área médica da Unicamp ganhou dois Núcleos de Ciência e Tecnologia, um voltado para o diabetes e outro para estudos do sangue.

Indicações para o Nobel de Medicina

A FCM poderá indicar até dez pesquisadores brasileiros ou estrangeiros para concorrerem ao Prêmio Nobel.

Uma comissão coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp e formada por professores e pesquisadores da FCM, do Instituto de Biologia (IB), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e outros cientistas convidados têm até o dia 1º de fevereiro para enviar a relação de candidatos.

O nome dos integrantes da comissão e dos indicados ao prêmio é mantido em sigilo, conforme normas estabelecidas pelo prêmio Nobel.

"Não podemos ter um espírito corporativo de indicar pessoas sem representatividade. Acho que devemos indicar um ou poucos nomes que mostrem a maturidade e a capacidade da Universidade de escolher pessoas que contribuíram, efetivamente, para o avanço da ciência", disse o diretor da FCM.

"As indicações dever ser bem justificadas e sucintas. O crivo é rigorosíssimo. Devemos ser como um farol a enxergar todas as áreas e não restringir as indicações", comentou o pró-reitor de Pesquisa.

Palpites e favoritos

O prêmio Nobel foi criado em 1901 pelo inventor sueco Alfred Nobel, criador da dinamite.

O prêmio tem o objetivo de reconhecer pessoas que tiveram atuações marcantes nas áreas da física, da química, da medicina, da literatura e da paz. Tradicionalmente, medicina é a primeira área a receber o prêmio Nobel. Os prêmios são entregues no dia 10 de dezembro em Estocolmo, Suécia, exceto o da paz, que é entregue em Oslo, Noruega.

Os vencedores são escolhidos a partir de uma lista de indicados elaborada pela Fundação Nobel após consulta a algumas universidades e faculdades do mundo. Diferente da entrega do Oscar, a lista não é divulgada previamente. Apesar de haver sempre muitos palpites e favoritos, é difícil saber quem vai vencer.