segunda-feira, 14 de junho de 2010

Temperatura de 400°C em terreno queima ovelhas na Jordânia

As autoridades jordanianas estão investigando uma repentina elevação de temperatura até os 400°C em um terreno perto da capital, Amã, que causou a morte de ovelhas que pastavam no local na terça-feira, informaram fontes oficiais nesta quarta. O fato ocorreu em um terreno com extensão de 2 mil m² da província de Balqa, a 15 km ao oeste de Amã, segundo explicou o governador, Abdul Jalil Sleimat. As informações são da agência EFE.
"O fenômeno foi descoberto por casualidade quando ovelhas foram colocadas no terreno para pastar", disse Sleimat. Pastores responsáveis pelos animais informaram que as ovelhas "se queimaram completamente e desapareceram". As autoridades adotaram medidas de urgência para proteger o público, providenciando patrulhas policiais, bloqueando a área para impedir o acesso e retirando as pessoas próximas ao local, acrescentou Sleimat.
O governo de Amã organizou uma equipe formada por vários departamentos e instituições acadêmicas para investigar o fenômeno. O chefe da Associação Jordaniana de Geólogos, Bahjat Adwan, descartou a presença de qualquer atividade sísmica ou vulcânica na zona.
O diretor da Autoridade de Recursos Naturais, Maher Hijazin, informou que certos materiais orgânicos podem ter se agrupado abaixo da superfície e interagido de forma a aumentar inusitadamente a temperatura ambiente. Segundo ele, abaixo do terreno também passam canais de esgoto.

 fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário