sexta-feira, 26 de novembro de 2010

De onde veio a água da Terra?

 Para alguns cientistas, ela pode ter origem em cometas que durante bilhões de anos atingiram o planeta.

A presença da água é o que faz da Terra um planeta único no Universo. É um dos fatores que permite existir vida por aqui. Não por acaso, a água é um dos primeiros elementos que os astrônomos buscam em planetas pelo Universo afora, em busca de sinais de vida extraterrestre. No entanto, apesar de estarmos buscando sua presença a bilhões de quilômetros, ainda não sabemos ao certo como a água da Terra veio parar aqui.
Costuma-se dizer que o planeta "possui" 1,4 bilhões de quilômetros cúbicos de água, como se eles fossem parte integrante da Terra, indissociáveis dela. Mas talvez fosse melhor dizer que o planeta "abriga" esse líquido todo.
Muitas evidências científicas sugerem que a maior parte dos átomos de hidrogênio e oxigênio que compõem nossa H2O já fazia parte da composição da Terra há 4,45 bilhões, quando ela nada mais era do que uma bola de fogo.
Mas também existem pistas de que muito gelo caiu do céu, depois que o planeta se tornou essa esfera que flutua no espaço, tão conhecida de todos nós. Já se sabe que muitos cometas e asteroides contêm gelo. Sabe-se ainda que o gelo desses corpos celestes é feito de uma água com características moleculares (sim, existem diferentes tipos de água) semelhantes à que é encontrada nos mares terrestres. Ou seja, pelo menos parte da água que você bebe pode ser extraterrestre.
Existem pelo menos quatro teorias principais para a origem das moléculas de H2O no globo terrestre, segundo os pesquisadores Peter H. Gleick e Meena Palaniappan, autores de The World's Water 2008-2009 ("A Água do Mundo", em tradução livre), um relatório bianual sobre a condição dos recursos hídricos. O livro foi considerado pelo Financial Times um das poucas publicações indispensáveis para se entender a situação da água no mundo. Gleick é presidente do Pacific Institute for Studies in Development, Environment and Security.
O entendimento do tema tem importância para algumas linhas de pesquisa, como a busca de vida fora do planeta, as viagens espaciais e a compreensão mais aprofundada sobre os ciclos naturais da água na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário