terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Modalidades de ciclismo


PROVAS CONTRA RELóGIO

Trata-se de uma modalidade olímpica onde os competidores percorrem entre 15km e 80km distância, sendo declarado vencedor aquele que completá-la no menor tempo. Nesta prova os ciclistas largam um de cada vez em intervalos pré-determinados, não é autorizada a formação de pelotão e, no caso de ser alcançado por algum outro competidor, não é permitido aproveitar-se do vácuo. Além disto, é obrigatório guardar uma separação lateral de, ao menos, dois metros de qualquer outro competidor.

CICLISMO DE PISTA

 O Ciclismo de Pista é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.


MOUNTAIN BIKE

 Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. . No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB.
Praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade. Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

 

DOWNHILL

 Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70. Em Portugal a modalidade teve a sua origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem se expandido a todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústria do Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.

CICLOTURISMO
 
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. A bicicleta causa uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegasse em outro meio de transporte. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas. Para praticar esta modalidade é necessário algumas precauções para não sofrer contratempos na estrada. O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas. O costume e a cultura de pedalar, no Brasil sempre esteve ligado às pessoas que não possuem automóvel, uma classe mais humilde. Em alguns países, como a Holanda, são oferecidas ótimas condições para o desenvolvimento deste esporte ou atividade física. Além de ciclovias, transporte com ônibus adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, entre outros.


 DUAL SLALOM / FOUR CROSS
 
Dual slalom é uma velha prova mountain bike, atualmente a modalidade evoluiu para o 4X (four X), onde se usa uma pista única e correm quatro ciclistas por vez. O dual slalom é constituído por dois competidores correndo em pistas paralelas e quase idênticas, separado uma da outra por um pequeno monte, são colocadas bandeiras por onde o ciclista deve passar. Os cursos são geralmente curtos, uma corrida com duração de aproximadamente 30 segundos. Os pilotos começam em uma pista e mudam para a outra pista para outra rodada, depois do que os tempos combinados são contados, o ciclista mais lento é eliminado. Os vencedores vão passando para a próxima rodada até que se eliminem todos.


BICICROSS
 
Bicicross é um esporte originado nos EUA no final da década de 70. Foi trazido para o nosso país por Orlando Camacho. O termo “Bicicross” é a tradução da expressão em inglês Bicycle Motocross (BMX). A modalidade exige explosão e é praticada em pistas específicas para essa finalidade, com obstáculos, como curvas e rampas para serem saltadas. As competições são realizadas em baterias com oito pilotos. Os quatro primeiros passam para a fase seguinte até chegar a uma final para definir o campeão.
Existem várias federações e clubes do esporte espalhados pelo país. A maior parte dos praticantes está em São Paulo - estado que conta também com a maior concentração de pistas, mais especificamente no interior. O esporte é considerado um dos que mais atrai crianças no país neste segmento.


FREERIDE

Freeride é uma modalidade relativamente recente dentro do MTB (Mountain Bike), que consiste em transpor obstáculos e saltos, que podem ser naturais ou criados pelo homem. O Freeride é uma combinação de Downhill e Dirtjumping. Pode ser praticado tanto na Rua (Street MTB, Urban Assault ou Urban Ride), no caso um Freeridefreeride têm características especiais, são construídas normalmente em alumínio ou chromoly (mistura de ferro crómio e outros metais) e tem uma curta distancia entre eixos para permitirem uma boa maneabilidade nos saltos e manobras. Para freeride urbano, geralmente são utilizadas bikes rígidas (sem amortecedor) e com suspensões com curso entre os 80mm e 100mm. Freeride em terra é um pouco mais pesado, geralmente são usadas bikes de suspensão total o curso da suspensão e do amortecedor varia geralmente entre 100mm a 200mm. Hoje em dia a modalidade alem de ser praticada nas ruas das cidades, skate parks, pistas de dirt e trilhos locais é ainda praticada em bike parkes que são parques exclusivos para a pratica de BTT. O Freeride é um desporto que exige muita destreza e habilidade e deve ser sempre praticado utilizando equipamento de protecção, que inclui capacete, joelheiras/caneleiras, cotoveleiras , luvas e coletes para protecção das costas e peito.

BIKETRIAL

O Biketrial é um esporte cujo objectivo é ultrapassar obstáculos, tanto naturais quanto artificiais. É uma modalidade do ciclismo derivada do trial de motocicleta. Pratica-se em bicicletas aro 20 ou 26, e deve-se passar pelos obstáculos sem ter contato físico (pés, mãos) com ele. Foi criado na Catalunha, por Pedro Pi, e hoje é praticado no mundo inteiro. O biketrial é um esporte de habilidade, equilíbrio e de muita técnica.

2 comentários: