domingo, 9 de janeiro de 2011

O Greenpeace


Às vésperas da Conferência de Clima da ONU - COP 16 - ativistas do Greenpeace México escalam a plataforma de petróleo Centenário, no Estado de Veracruz, México, com a faixa "Indo para além do petróleo". O protesto é parte da campanha do Greenpeace contra o uso de energia fósseis que contribuem para o aquecimento global. © Prometeo Lucero / Greenpeace
    
  Greenpeace é uma organização não-governamental com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e escritórios espalhados por 42 países.
Atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazônia no Brasil), clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos eenergia renovável. A organização busca sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios. Sua atuação é baseada nos pilares filosóficos-morais da desobediência civil e tem como princípio básico o testemunho presencial e a ação direta.
O Greenpeace definiu como escopo de seu trabalho em favor do ambiente os seguintes temas: florestas, clima, energia, oceanos, agricultura sustentável (transgênicos), tóxicos e desarmamento/promoção da paz.
A partir de objetivos e estratégias determinados, esses temas transformam-se no que chamamos “campanhas” – um trabalho de investigação, exposição e confronto a partir das demandas da organização em cada país onde ela atua.
No Brasil, temos as campanhas da Amazônia, Clima–Energia Renovável, Nuclear e Oceanos e Transgênicos.
Campanhas
As campanhas procuram confrontar e constranger os que promovem agressões ao meio ambiente. Dessa forma o grupo conseguiu textos e ações do Greenpeace que procuram atrair a atenção da mídia para assuntos urgentes e conquistou ao longo de sua história algumas importantes vitórias como o fim dos testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacífico, o fechamento de um centro de testes nucleares americano, a proibição da importação de pele de morsa pela União Europeia, a maratona à caça de baleias e a proteção da Antártidacontra a mineração. No Brasil, o Greenpeace conseguiu vitórias principalmente na Amazônia, denunciando a extração ilegal de madeira da região.
A instituição mantém, ainda, vigilância sobre a exploração do urânio na cidade baiana de Caetité, tendo veiculado o vazamento do minério e a contaminação da água no município por diversas ocasiões,[9] tendo inclusive levado água caetiteense contaminada por vazamento de urânio até ministros do governo Lula, como Carlos Minc, sem que medidas concretas de proteção tenham sido adotadas.
Para fazer parte dessa organização salvadora acesse: 

Um comentário:

  1. Velho, desculp o text esta legal mas eu, que tenho minha vista Otima axei meio sinistro ler com este fundo.

    Agradeceria se pudesse dar uma melhoradinha.

    Abraçs e Ah Greenpeace e SeaShepherd Otimas comunidades de conciencia.

    ResponderExcluir