segunda-feira, 28 de março de 2011

História da Fórmula 1

   A Fórmula 1 é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo no início do século XXI. Ela tem o objetivo de ser a categoria mais avançada do esporte a motor. É regulamentada pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), com sede em Paris. Ao contrário do que muitos acreditam, o registro oficial da categoria consta como Fórmula Um, com o númeral escrito por extenso, mas também se aceita o uso do 1 e do I.



História
   O campeonato mundial de Fórmula 1 se originou com as corridas de Grandes Prémios disputadas na Europa, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra as corridas cessaram e só retornariam em 1950. Nesse ano foi instituído o campeonato de Fórmula 1, que teria regularidade anual.
Ao longo da história houve enormes mudanças no desporto, tanto no que diz respeito a carros como no que toca a circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes ao longo de sua história, regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações em circuitos, como melhorias nos guard-rails, nas áreas de escape, colocação de chicanes, entre outras, principalmente após as mortes dos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Grande Prêmio de San Marino, em 1994.

Países que já sediaram a Fórmula 1

  Na temporada de 2011 serão disputados 20 Grandes Prêmios de Fórmula 1. Não haverá nenhum grande prêmio no continente africano . Os grandes prêmios serão disputados em diversos países da Ásia, Europa, Oriente Médio, Oceania,América e também no Brasil. A grande novidade para esta temporada é o GP da Índia: a primeira prova no país será realizada no circuito de Jaypee.
Bandeiras
  Quando algo que ocorre na pista necessita da atenção de todos os pilotos, são exibidas bandeiras coloridas próximas a linha de chegada/largada. Os pilotos também podem ser avisados pelo rádio, pelos chamados spotters, mas como estes avisos normalmente são críticos e o rádio pode apresentar problemas durante um Grande Prêmio, usa-se o método das bandeiras que é mais prático e seguro. As bandeiras são mais habitualmente usadas para avisar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car na pista. As bandeiras usadas até 2010 são:

Bandeira amarela e placa indicando que oSafety Car está na pista.
Bandeira verde indicando pista "livre".
BandeiraDescrição
F1 yellow flag.svgBandeira amarela
Perigo logo a frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade.
F1 light blue flag.svgBandeira azul
Dê passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar. Pelas regras de 2009, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca penalizações (geralmente essa punição se dá através da passagem pelo box sem parada, ou parada de 10 segundos).
F1 green flag.svgBandeira verde
Pista livre após incidente.
F1 red flag.svgBandeira vermelha
Corrida paralisada devido a acidente nas duas primeiras voltas, ou devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves
F1 yellow flag with red stripes.svgBandeira listrada em amarelo e vermelho
Cuidado. Óleo na pista ou pista escorregadia.
F1 white flag.svgBandeira branca
Carro lento na pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista.
F1 chequered flag.svgBandeira xadrez (ou quadriculada)
Fim da prova.
F1 black and white diagonal flag.svgBandeira metade preta, metade branca na diagonal
Vem acompanhada com o número do piloto. Ele tomou alguma atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver desclassificação.
F1 black flag.svgBandeira preta
Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.
F1 black flag with orange circle.svgBandeira preta com um círculo laranja
Vem acompanhada com o número do piloto. Indica que há algum problema técnico. O piloto deverá voltar aos boxes.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário